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Termos e Condições

Demonstrações Financeiras

Demonstração de resultadosNotasSaldo 31.12.2022Saldo 31.12.2021
I Margem Financeira (II)13.415 430970
IV Resultados de Negociações e Ajustes ao Valor Justo 13.1010 446(2 528)
VI Resultados de Prestação de Serviços Financeiros13.551 2275 575
IX Resultados de Intermediação Financeira77 1034 017
XI (-) Custos Administrativos e de Comercialização13.6 à 13.12(2 470 036)(3 196 882)
XVII Resultado Operacional (I+IV+VI+IX+XI)(2 392 933)(3 196 882)
XVII Resultado Não Operacional32 555
XIX Resultado antes dos Impostos e Outros Encargos (XVII+XVIII)(2 360 378)(3 196 882)
XX (-) Encargos sobre o Resultado Corrente13.17
XXI Resultado Corrente Líquido (XIX-XX)(2 360 378)(3 196 882)
XXII (-) Participações Minoritárias
XXIII Resultado do Exercício (XXI+XXIII)(2 360 378)(3 196 882)
Valores em milhares de Kwanzas
Balanço PatrimonialNotasSaldo 31.12.2022Saldo 31.12.2021
Activo
Disponibilidades13.91 266 025891 330
Títulos e Valores Mobiliários205 57132 989
Imobilizações4 221 505
Outros Valores13.1332 0773 191
Total de Activo5 725 178927 510
Valores em milhares de Kwanzas
Demonstração da Posição FinanceiraNotasSaldo 31.12.2022Saldo 31.12.2021
Passivo
Obrigações no Sistema de Pagamentos13.14788 507774 654
Adiantamento de Clientes1 40024 817
Outras Obrigações13.15730 7143 123 095
Total de Passivo5 725 178927 510
Valores em milhares de Kwanzas
Demonstração da Posição FinanceiraNotasSaldo 31.12.2022Saldo 31.12.2021
Fundos Próprios
Capital Social13.16250 000250 000
Reservas e Fundos13.169 661 177100 022
Resultados Potenciais13.16(1 164)
Resultados Transitados13.16(3 345 078)(148 196)
Resultado do Exercício(2 360 378)(3 196 882)
Total de Fundos Próprios4 204 5572 995 056
Total do Passivo + Fundos Próprios5 725 178927 510
Valores em milhares de Kwanzas

Parecer do Conselho Fiscal

  1. Em cumprimento das disposições legais e regulamentares, designadamente a alínea g) do artigo 441º da Lei das Sociedades Comerciais (Lei 1104 de 13 de Fevereiro), o ponto 2 do artigo 71º dalei sobre o Regime Geral das Instituições Financeiras (Lei 14121, de 19 de Maio) conjugado com o ponto 1,d) do artigo 159 do Código do Governo Societário das Instituições Financeiras (Aviso nº 1122, de 28 de Janeiro), o ponto 2.2 do Regulamento do Conselho Fiscal da UNITEL Serviços de Pagamentos Móveis, S.A. (“Unitel SPtv1” ou “Empresa”), compete ao Conselho Fiscal emitir parecer sobre o Relatório e Contas da Unitel SPtv1, referente ao exercício de 2022, apresentado pelo Conselho de Administração. 

  2. É responsabilidade do Conselho de Administração da Unitel SPtv1 a elaboração das demonstrações financeiras do exercício de 2022 e dos restantes documentos de prestação de contas. 

  3. É responsabilidade do Conselho Fiscal a verificação da informação contida nos documentos de prestação de contas, de forma a emitir um parecer profissional e imparcial, baseado na sua actividade fiscalizadora. 

  4. O Conselho Fiscal apreciou as demonstrações financeiras, que compreendem o balanço em 31 de Dezembro de 2022 evidenciando um total de5 725 178 milhares de Kwanzas e um total defundos próprios 4 204 557 milhares de Kwanzas, incluindo um resultado líquido do exercício negativo de 2 360 378 milhares de Kwanzas, a demonstração dos resultados, a demonstração das mutações nos fundos próprios e a demonstração dos fluxos de caixa e as notas anexas às demonstrações financeiras. 

  5. O Conselho Fiscal tomou conhecimento da opinião dos Auditores Externos relativa as demonstrações financeiras do exercício findo em 31de Dezembro de 2022, a qual foi emitida sem qualquer reserva, declarando  que as demonstrações  financeiras apresentam de forma apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira da Unitel SPtv1 em 31 de Dezembro de 2022 e o seu desempenho financeiro e fluxos de caixa relativos ao exercício findo naquela data, em conformidade com osprincípios contabilísticos estabelecidos no Plano de Contas das Instituições Financeiras Não Bancárias e outras disposições emitidas pelo Banco Nacional de Angola. 

  6. O Conselho Fiscal, na análise que efectuou às demonstrações financeiras referentes ao exercicio de 2022, verificou que o accionista único. UNITEL S.A, incorporou nos fundos próprios prestações acessórias gratuitas, não remuneradas, sujeitas ao regime legal de restituição das prestações suplementares, conforme previsto no artigo 235.- da Lei das Sociedades Comerciais, devidamentevalidado por consultores, auditores, regulador e advogados da Empresa, as quais ascendem aKz 9 661 177 milhares de Kwanzas (Nota 13.16), repartidas em (i) “imobilizações” no montante de Kz 4 179 076. (ii) “regularizações de redébitos” no montante de Kz 2 112 099 e (iii) ” entradas em numerário” no montante de Kz 3 370 002.

  7. Apesar deste aporte de “prestações acessórias” regularizar os fundos próprios da Unitel SPM. considerámos que se a Empresa continuar a apresentar resultados negativos equivalentes aos dosprimeiros exercicios, os accionistas terão de realizar. no prazo de dois anos, outro aporte de capital para adequar os fundos próprios à legislação em vigor. bem como, adequar a estrutura de custos ao volume de negócio efectivamente gerado.

  8. Em conformidade com o exposto e tendo em consideração o trabalho desenvolvido, este Conselho Fiscal é de parecer que

    1. Seja aprovado o Relatório de Contas relativo ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2022

  9. Finalmente, expressamos o nosso reconhecimento ao Conselho de Administração e a todos os colaboradores da Unitel SPM, pela colaboração que foi prestada.

Luanda, aos 13 de Abril de 2023

KPMG Angola – Audit, Tax, Advisory, S.A.
Edificio Moncada Prestige – Rua Assalto ao Quartel de Moncada 15 2°
Luanda – Angola
+244 227 28 01 01 – www.kpmg.co.ao

Relatório do Auditor Independente

Aos Accionistas da Unitel – Serviços de Pagamentos Móveis (SU), S.A.

Introdução

  1. Auditámos as demonstrações financeiras anexas da Unitel – Serviços de Pagamentos Móveis (SU), S.A. (“Sociedade”), as quais compreendem o Balanço em 31 de Dezembro de 2022 que evidencia um total de 5 725 178 milhares de kwanzas e fundos próprios de 4 204 557 milhares de kwanzas, incluindo um resultado líquido negativo de 2 360 378 milhares de kwanzas, as Demonstrações dos Resultados por Naturezas, de Mutações nos Fundos Próprios e de Fluxos de Caixa do periodo findo naquela data e o correspondente Anexo.

Responsabilidade do Conselho de Administração pelas Demonstrações Financeiras

  1. O Conselho de Administração é responsável pela preparação e apresentação de modo apropriado destas demonstrações financeiras de acordo com os principios contabilisticos estabelecidos no Plano de Contas das Instituições Financeiras Não Bancárias e outras disposições emitidas pelo Banco Nacional de Angola (“BNA”) e pelo controlo interno que determine ser necessário para possibilitar a preparação de demonstrações financeiras isentas de distorção material devido a fraude ou a erro.

Responsabilidade do Auditor

  1. A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião independente sobre estas demonstrações financeiras com base na nossa auditoria, a qual foi conduzida de acordo com as Normas Técnicas da Ordem dos Contabilistas e Peritos

Responsabilidade do Auditor

  1. A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião independente sobre estas demonstrações financeiras com base na nossa auditoria, a qual foi conduzida de acordo com as Normas Técnicas da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola, Estas normas exigem que cumpramos requisitos éticos e que planeemos e executemos a auditoria para obter segurança razoável sobre se as demonstrações financeiras estão isentas de distorção material.

  2. Uma auditoria envolve executar procedimentos para obter prova de auditoria acerca das quantias e divulgações constantes das demonstrações financeiras. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção material das demonstrações financeiras devido a fraude ou a erro. Ao fazer essas avaliações dos riscos, o auditor considera o controlo interno relevante para a preparação e apresentação das demonstrações financeiras pela entidade a fim de conceber procedimentos de auditoria que sejam apropriados nas circunstâncias, mas não com a finalidade de expressar uma opinião sobre a eficácia do controlo interno da entidade. Uma auditoria inclui também avaliar a adequação das políticas contabilísticas usadas e a razoabilidade das estimativas contabilísticas feitas pelo Conselho de Administração, bem como avaliar a apresentação global das demonstrações financeiras.

  3. Estamos convictos que a prova de auditoria que obtivemos é suficiente e apropriada para proporcionar uma base para a nossa opinião de auditoria.

Opinião

  1. Em nossa opinião, as demonstrações financeiras referidas no parágrafo 1 acima apresentam de forma apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira da Unitel – Serviços de Pagamentos Móveis (SU), S.A. em 31 de Dezembro de 2022 e o seu desempenho financeiro e fluxos de caixa relativos ao exercicio findo naquela data, em conformidade com os princípios contabilísticos estabelecidos no Plano de Contas das Instituições Financeiras Não Bancárias e outras disposições emitidas pelo BNA.

Ênfase

  1. Sem afectar a nossa opinião expressa no parágrafo anterior chamamos a atenção para a nota 13.16 – Fundos Próprios na qual é descrito o aumento dos Fundos Próprios em resultado do aporte, em 28 de Dezembro de 2022, de prestações acessórias de capital não remuneradas, no montante de 9 661 177 milhares de kwanzas, sujeitas ao regime legal de restituição das prestações suplementares, conforme previsto no artigo 235° da Lei das Sociedades Comerciais.

Luanda, 13 de Abril de 2023