A Lei da Protecção de Dados Pessoais (Lei nº22/11 de 17 de Junho), aprovada em Assembleia Nacional e consagrada na Constituição da República de Angola, rege os direitos de privacidade dos indivíduos e exige obrigações às organizações na salvaguarda dos dados pessoais.
A UNITEL – Serviços de Pagamentos Móveis (SU), S.A. (doravante UniteL SPM) compromete-se a tratar os dados pessoais dos seus clientes, parceiros e colaboradores de uma forma transparente, adequada, licita e segura, tal como é exigido pela legislação nacional e internacional aplicável, como o Regulamento Geral de Protecção de Dados.
Para tal, definiu um conjunto de políticas e processos internos que visam garantir uma adequada gestão de riscos relacionada com o tratamento de dados pessoais, bem como atribuiu a responsabilidade de orientar e monitorizar o cumprimento da LPDP na Unitel SPM à Direcção de Risco, Controlo Interno e Compliance (DRCIC).
A presente Política de Protecção de Dados Pessoais, doravante “Política”, aplica-se genericamente à recolha e tratamento dos dados pessoais fornecidos pelos utilizadores da aplicação UNITEL MONEY, designadamente, os recolhidos através dos formulários, documentos ou outros meios destinados a permitir o contacto com a Unitel SPM.
1.1. Unitel, SPM
Para a prestação dos seus serviços, a Unitel SPM poderá tratar dados pessoais enquanto:
Em todos os casos, a Unitel SPM responsabiliza-se por tratar os dados de acordo com os preceitos legais vigentes.
1.2. Titulares do Dados
O Titular dos Dados (pessoa a quem os dados dizem respeito, ou seja, que o identificam directamente ou indirectamente), ou o seu representante legal, deve:
1.3. Subcontratante
A Unitel SPM poderá recorrer a um prestador de serviços externo para tratar os dados que estão à sua guarda, sendo que, nessas situações o titular é informado da transferência para o subcontratante.
Em qualquer situação em que existe a necessidade de transferência de dados pessoais, exceptuando por exigência legal, é celebrado um Acordo de Protecção de Dados pelo qual se regulam as funções e responsabilidades que são exigidas a ambas partes.
1.4. Agência de Protecção de Dados
A Agência de Protecção de Dados (APD) é a entidade angolana responsável por supervisionar e fiscalizar o cumprimento da Lei de Protecção de Dados Pessoais, bem como outras disposições legais e regulamentares em matéria de protecção de dados pessoais.
Os dados fornecidos na relação estabelecida com a Unitel SPM são tratados em conformidade com os preceitos legalmente aplicáveis, sendo nomeadamente:
2.1. Transparência
Os dados pessoais são tratados de forma transparente, respeitando a reserva da vida privada e direitos, liberdades e garantias públicas fundamentais previstos na Constituição da República de Angola e na LPDL.
2.2. Licitude
Os dados pessoais são tratados de forma lícita e leal, respeitando o princípio da boa fé.
2.3. Proporcionalidade
Os dados pessoais tratados são pertinentes, adequados e não excessivos relativamente às finalidades que legitimaram a sua recolha e tratamento.
2.4. Finalidade
Os dados pessoais são recolhidos e tratados para finalidades determinadas, explícitas e legítimas.
2.5. Veracidade
Os dados pessoais, sujeitos a tratamento, são exactos, sendo que a Unitel SPM adopta medidas adequadas para assegurar a possibilidade de rectificação, ou até mesmo apagamento, nos casos em que os dados não correspondam à situação actual e concreta do titular.
2.6. Conservação
Os dados pessoais são conservados apenas durante o período necessário à execução das finalidades que motivaram a sua recolha ou tratamento.
3.Tratamento de Dados Pessoais
3.1. Dados tratados
Para a prestação dos seus serviços, e dependendo da categoria do titular de dados, a Unitel SPM poderá tratar:
3.2. Recolha de Dados por Captura de Imagem:
A aplicação UNITEL Money, poderá recolher dados pessoais através da captura de imagem para efeitos de cadastro e registo dos utilizadores da aplicação. Como parte do processo de verificação de identidade, coletamos, utilizamos e armazenamos dados biométricos, a saber:
3.3. Autenticação de dois fatores:
Aplicação UNITEL Money recolhe e armazena dados de identificação do dispositivo através do UDID (Unique Device Identifier) exclusivamente com o objetivo de permitir o mecanismo de autenticação de dois fatores (OTP-One Time Password) para validar a identidade do utilizador durante o login em outro dispositivo.
A Unitel SPM apenas trata dados pessoais de acordo caso o processamento seja suportado por um dos seguintes fundamentos de licitude:
3.4. Fundamentos de licitude
A Unitel SPM apenas trata dados pessoais de acordo caso o processamento seja suportado por um dos seguintes
fundamentos de licitude:
a. Execução contratual ou de diligências contratuais prévias;
b. Cumprimento de uma obrigação legal;
c. Protecção de interesses vitais do titular, caso o mesmo esteja incapaz de dar o seu consentimento;
d. Execução de uma missão de interesse público;
e. Prossecução de interesses legítimos da Unitel SPM, excepto se prevalecerem os interesses ou direitos e liberdades fundamentais dos titulares dos dados;
f. Consentimento inequívoco e expresso do titular, sendo que o titular poderá revogá-lo através dos meios apropriados.
3.5. Finalidades de tratamento
A Unitel SPM não trata dados para fins distintos ou incompatíveis com aquele que originaram a sua recolha e tratamento, salvo se:
a. O titular dos dados tiver dado o seu consentimento expresso;
b. O tratamento tenha fins históricos ou estatísticos e os dados sejam anonimizados para este efeito; ou
c. O tratamento tenha por objectivo a prevenção, investigação e repressão criminal, ou a segurança nacional, nos termos admitidos por legislação específica, desde que não devam prevalecer os direitos, liberdades e garantias dos titulares dos dados.
3.6. Prazo de conservação
O prazo de conversação relativo aos dados pessoais armazenados varia consoante a finalidade e o fundamento de licitude para a qual os mesmos foram recolhidos, sendo que a Unitel SPM apenas conserva os dados durante o período mínimo necessário, alinhado com as exigências legais e de negócio, estabelecido em documento próprio (Norma de Retenção da Informação).
Findo o tempo de prazo de conservação definido, os dados pessoais são eliminados com base nos períodos de
retenção.
A conservação de dados pessoais para fins históricos, estatísticos, de investigação criminal e de segurança nacional pode ser autorizada pela Agência de Protecção de Dados por período superior mediante requerimento da Unitel SPM.
4. Direitos dos Titulares de Dados
A Unitel SPM assegura, nos termos da LPDP, as condições para que os titulares possam exercer os direitos sob os seus dados.
O pedido de exercício de direitos deve ser redigido por escrito ao Responsável de Protecção de Dados da Unitel, SPM, através dos seguintes canais:
A comunicação deverá ser acompanhada pela fotocópia de um documento de identificação por forma a que seja possível confirmar a identidade do titular.
Salvo em excepções que impliquem um esforço desproporcionando ou que seja efectivamente impossível a obtenção do comprovativo, a Unitel SPM compromete-se com a partilha do comprovativo de execução do direito, mediante solicitação do Titular dos Dados.
A execução dos direitos abaixo mencionados poderá não ser viável nas seguintes situações:
a. Segurança nacional ou prevenção de investigação criminal;
b. Quando não é possível identificar o titular;
c. Quando existem outras leis que se sobrepõem.
4.1. Direito de informação
Os titulares têm o direito de conhecer as finalidades e os meios de tratamento, bem como outras informações que suportem o processamento dos seus dados.
4.2. Direito de acesso
Os titulares dos dados têm o direito de obter da Unitel SPM, livremente, sem restrições, demoras ou custos excessivos, informação sobre os seus dados.
4.3. Direito de oposição
Os titulares dos dados têm o direito de se opor que os dados que lhe digam respeito sejam objecto de tratamento quando não existam razões ponderosas e legítimas relacionadas com a sua situação particular.
4.4. Direito à limitação de tratamento
Os titulares têm o direito de limitar o tratamento dos seus dados em situações em que existe contestação da exactidão dos dados, tratamento ilícito ou quando os dados são necessários para fins legais.
4.5. Direito de rectificação, actualização e eliminação
Os titulares têm o direito de corrigir, actualizar ou até mesmo eliminar os seus dados caso os mesmos sejam inexactos e não correspondam à situação actual.
4.6. Direito de portabilidade
Os titulares têm o direito de receber os seus dados pessoais num formato estruturado e de fácil leitura, podendo também ser transmitidos diretamente entre os responsáveis pelo tratamento, se for tecnicamente possível.
5. Comunicação dos Dados Pessoais a Terceiros
Os dados dos titulares podem ser comunicados a terceiros, subcontratados pela Unitel SPM para, em nome e por conta desta, concretizar determinadas finalidades de tratamento ou parte destas.
A Unitel SPM não partilha os dados pessoais com subcontratantes com quem não tenha estabelecido uma relação contratual que preveja o tratamento confidencial destes dados de acordo com a presente Política e que não apresentem as garantias necessárias, técnicas e organizativas, de protecção de dados conforme exigido pela LPDP.
Para além dos subcontratantes, se devidamente justificado, a Unitel SPM poderá ter que comunicar os dados
pessoais a autoridades públicas, nacionais ou internacionais.
6. Medidas de Segurança Técnicas e Organizativas
A Unitel SPM está comprometida em manter segurança dos dados pessoais, protegendo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos mesmos, seguindo as melhores práticas de privacidade e protecção dos dados, no sentido de prevenir a destruição o total ou parcial, acidental ou ilícita, a perda acidental, a alteração total ou parcial, a difusão ou o acesso não autorizado.
Nesse sentido, a Unitel SPM tem definidas normas e procedimentos de segurança aplicáveis ao tratamento de dados pessoais, detalhando os níveis de segurança, os recursos a proteger e as funções e obrigações de cada colaborador ou terceiro com acesso aos dados.
7. Reclamações
Caso o titular tenha alguma preocupação relacionada com violações de dados pessoais ou qualquer outra questão
sobre privacidade, poderá entrar em contacto directamente com a UNITEL SPM. através do contacto mencionado
no capítulo 4 desta política. Também tem o direito de apresentar uma reclamação/queixa junto da APD ou da
autoridade de proteção de dados do seu país.
8. Alterações à Política de Privacidade e Protecção de Dados
A Unitel SPM reserva o direito de rever esta política de privacidade regularmente e, se necessário, actualizá-la
para reflectir as mudanças nas suas práticas e serviços. Quaisquer alterações significativas à forma como a Unitel
SPM recolhe, utiliza, ou divulga os dados pessoais, serão comunicadas aos titulares através dos canais de
comunicação aplicáve
Pedido em curso. Por favor aguarde
Pedido em curso. Por favor aguarde.